Grupo Ocupacional Fiscalização e Regulação

O Grupo Ocupacional de Especialistas em Fiscalização e Regulação para as quais exige formação de nível superior em áreas específicas do conhecimento, foi concebido como instrumento de ação fiscalizatória e regulatória do Estado da Bahia, na nova visão de Administração Pública.

Inspeção sendo realizada em um mercado de Salvador.
Inspeção sendo realizada em um mercado de Salvador.

Estes profissionais contribuem para que a gestão e o controle da estrutura de fiscalização alcancem o padrão de qualidade de produtos e serviços oferecidos ao público, com a finalidade de garantir os direitos de uso e o equilíbrio das relações de consumo, diante da natureza da ação, desempenhando atividades de inspeção, controle, normatização, regulação, padronização, concessão e mediação, em decorrência de normas legais vigentes, bem como possibilita o desenvolvimento da equipe de trabalho permitindo o compartilhamento de desafios e a análise conjunta de situações para a obtenção de resultados.

Suas atribuições envolvem atividades de:

  • Inspeção;
  • Controle;
  • Defesa Agropecuária;
  • Normalização;
  • Padronização;
  • Concessão;
  • Regulação;
  • Mediação;
  • Registro;
  • Licenciamento;
  • Monitoramento;
  • Fiscalização.

Cabe ainda o desenvolvimento de atividades de formulação, análise, implementação e avaliação de políticas públicas em suas naturezas institucionais legais.

Além disso, cabe a estes profissionais realizar atividades de assessoramento e gerenciamento dentro das especificidades da natureza institucional, a elaboração de planos, programas e projetos inerentes À respectiva área de atuação, em consonância com a realidade do Serviço público Estadual, bem como o acompanhamento e a assessoria À implementação dos planos, programas e projetos, em articulação com as unidades de execução, de forma assegurar sua efetividade.

Também é de sua alçada assessoria, a identificação, captação e celebração de convênios e contratos entre órgãos e entidades interestaduais, federais, estaduais, distritais e municipais e com pessoas jurídicas de direito privado sobre assuntos da sua respectiva competência.

Finalmente, é atribuição desses profissionais a promoção de estudos e pesquisas que viabilizem avaliações sistemáticas do ambiente organizacional, visando a identificação de eventuais problemas e proposições de soluções alternativas.

Este grupo ocupacional congrega dois padrões de atividades distintos:

Padrão I: Fiscalização

Estes profissionais são essenciais para a avaliação e execução de ações propostas e/ou demandadas para a promoção do Desenvolvimento Sustentável do Estado e do Agronegócio de acordo com planejamento estratégico desenvolvido pelo Governo, sendo determinantes suas qualificações e o desenvolvimento de suas potencialidades com vistas à gestão de programas, projetos, ações e políticas de Estado.

Também contribuem para que a gestão e o controle da estrutura de fiscalização alcancem o padrão de qualidade de produtos e serviços oferecidos ao público.

Padrão II: Regulação

Os profissionais de Regulação, fiscalização e controle da prestação de serviços públicos e de exploração de mercados, nos setores econômicos sob regulação, podemos vir a atuar nos setores: energia elétrica, gás natural, petróleo e seus derivados, álcool combustível, rodovias, hidrovias, terminais aeroportuários, hidroviários e rodoviários, transportes intermunicipais de passageiros e saneamento básico. Portanto, desempenham papel fundamental para a eficácia da regulação de mercados economicamente poderosos, monopolistas e imprescindíveis para a sociedade.